O governador da Bahia, Rui Costa (PT), comentou nesta terça-feira (8/12) sobre a situação da Covid-19, doença respiratória provocada por um coronavírus. Segundo ele, o estado já está na segunda onda.
Rui ainda falou que a reabertura de leitos e a proibição de shows estão entre as medidas tomadas pelo estado no enfrentamento da doença e evitar a alta de contágios nas cidades baianas.
“Ao longo da semana passada inteira, a taxa de contaminação se manteve alta em todas as regiões do estado, tanto é que isso já está se refletindo no aumento do número de óbitos. Também na semana passada, estávamos com cerca de 20 óbitos diários, índice que vinha se mantendo há cerca de 60 dias e, nesse final de semana, já pulamos para o patamar de 30 óbitos, sendo 22 em Salvador. Então, os números começam a ficar, infelizmente, mais severos e mais críticos. Por isso, já ampliamos, inclusive, o número de leitos disponíveis, uma vez que estamos reabrindo 100 leitos que havíamos fechado, em função na queda dos índices da pandemia”, destacou o governador.
Rui ainda colocou o jovens na linha de contágio e pediu atenção a classe. “Independente da classe social, os jovens estão se expondo excessivamente e estão fazendo aglomerações em ruas e praças e outros lugares públicos e isso infelizmente vai levando a doença para dentro das casas das pessoas. Mesmo que o jovem não precise ir para a UTI, pode levar a mãe, o tio, o pai ou a avó para o hospital. Em função desse comportamento, o número de óbitos está crescendo”.
Seguidores do Jornal do Sisal no Instagram foram os primeiro a saber sobre esse assunto - Seguir