Mundo

Homem doador de esperma é processado por ter mais de 550 filhos

Segundo jornal britânico, Jonathan Jacob Meijer, de 41 anos, quebrou promessa de ter 25 filhos, e fundação entrou na Justiça para impedir que o homem continue fazendo doações

jonathan jacob meijer pode ser p
FOTO: Reprodução / Youtube

Um homem morador de Haia, na Holanda, está sendo processado por ter mais de 550 filhos biológicos. Jonathan Jacob Meijer, 41 anos, é doador de esperma e é acusado de enganar centenas de mulheres.

A Fundação Donorkind junto com as mães que receberam os espermatozoides de Meijer entrou com uma ação na Justiça para impedir que o homem doe mais espermatozoides e que os espermas congelados que ainda existem nas clínicas sejam destruídos. A Sociedade Holandesa de Obstetrícia e Ginecologia alertou as autoridades sobre Meijer em 2017 e revelou que ele já havia gerado 102 filhos, doando em dez clínicas diferentes.

Segundo o portal AD, ao ser proibido de doar em seu país, ele decidiu continuar a perpetuação de seu DNA no mundo, fazendo doações em países como Dinamarca e Ucrânia por meio de serviços ofertados em sites e pelas redes sociais.

Ao jornal norte-americano The New York Times, uma mulher contou que conheceu o holandês em um site e marcou um encontro. Ela conta que pagou a ele 165 euros (o equivalente a R$ 930) por um pote de sêmen.

Uma outra mulher contou que se soubesse que Meijer tem muitos filhos nunca teria o escolhido. “Se eu pensar sobre as consequências que isso poderia ter para o meu filho, fico doente”, contou.

Segundo a fundação, o doador quebrou uma promessa de ter não mais do que 25 filhos. As autoridades do país atualizaram a lei para que os doadores só possam doar esperma para até doze mulheres.

Advogado da fundação, Van der Meer considera que “pode ser muito difícil mentalmente para os filhos de um doador saber que seu pai biológico tem muitos filhos”. Ele ainda acrescenta que é biologicamente perigoso se as pessoas entrarem em um relacionamento sem saber que são parentes.

Esta é a primeira vez que um doador de esperma deverá comparecer ao tribunal por conta de suas doações.

“Sei que as pessoas são rápidas em me julgar ou pensam que doo por motivos narcisistas. Mas o que me motiva como doador é apenas fazer algo realmente grande com apenas uma pequena ajuda, a valorização dos destinatários e os sentimentos e lembranças calorosas que compartilho com as crianças e os destinatários”, contou Meijer em 2021 ao jornal The New York Times.

Jonathan mantém um canal no YouTube e, segundo ele, produz conteúdos sobre “Cripto, investimento em dividendos, metais preciosos”.

Comentários

Notícias sobre:
  • Notícias diretamente do seu WhatsApp. Entre no nosso canal!

    Entrar no canal