Política

PT escolhe secretária de Educação para concorrer a prefeitura de Lamarão

No ato também foi escolhida o nome da vereadora Josicelia dos Santos Nascimento como vice.

Jornal do Sisal
Raimundo Mascarenhas/Agência Calila

Por Micael Levi

A secretária de Educação em Lamarão, território do sisal na Bahia, a professora Maria Luzineide Costa Silva foi escolhida como pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para concorrer a prefeitura do município durante um ato bastante concorrido neste sábado (07/03/2020).

No ato também foi escolhida o nome da vereadora Josicelia dos Santos Nascimento como vice. Segundo o prefeito Dival Medeiros Pinheiro, disse que o nome da professora foi escolhido após a sigla pesquisar e escutar os representantes das comunidades e a zona urbana.

Desde que foi emancipado em 1952, o município nunca foi comandado por uma mulher, apenas duas tentaram se eleger. No poder legislativo, nos 58 anos de emancipada, o município elegeu duas mulheres: Janisse Silva, Nilda Moura e Valdemire Simões Araújo. A professora usou estes números em seu discurso.

Ninha, como é popularmente conhecida, ocupa a pasta de diretora geral de Educação. Nos quatro anos do primeiro mandato de Dival, que se reelegeu, foi secretária de Educação.

No ato estiveram presentes, os deputados estaduais Osni Cardoso (PT) e Alex da Piatã (PSD) e o federal Joseildo Ramos (PT). Na sua fala, Joseildo com tom humorístico disse que “está na hora de colocar o baton e esta missão ficou para Ninha”. O PT de Lamarão agora é também presidido por uma mulher, Selma Freitas, que recebeu posse também no evento e cortou o bolo de 40 anos da sigla.