Região do Sisal

Alegando falta de autonomia, secretária de Saúde de Teofilândia deixa o cargo

Rosana deixa o cargo em meio a pandemia de coronavírus e o início da vacinação contra a doença.

camera_alt Reprodução

Menos de dois meses, a enfermeira Rosana Valverde anunciou que sua saída do cargo de secretária de Saúde do município de Teofilândia, na região do Sisal na Bahia. Ela publicou um texto sobre sua saída afirmando falta de autonomia.

“Eu realmente queria muito ajudar, sou apaixonada por saúde pública e gostaria muito de ter feito algo que pudesse favorecer a população do nosso município que já é tão carente nessa área e precisava tanto de suporte e amparo nessa área”, escreveu ela.

Rosana afirma que não pode prosseguir na área pois por causa dos impedimentos. “a autonomia na área de saúde é fundamental, pois é um setor imediatista, onde não se pode esperar para que decisões sejam tomadas, quem nos procura, é porque realmente precisa, é porque não tem muito tempo para esperar, e isso estava me angustiando muito”, escreveu.

Ela agradeceu ao gestor do município Higo Moura pelo convite feito a ela para comandar a pasta. Rosana deixa o cargo em meio a pandemia de coronavírus e o início da vacinação contra a doença. Há 10 mortos pela Covid-19 na cidade sisaleira.

Leia o texto na íntegra:

(Sic) “Boa noite meus amores, infelizmente não deu para continuar a frente da secretaria de saúde, eu peço perdão aos que torceram por mim e aos que criaram expectativa em relação a ao meu trabalho a frente da secretaria de saúde. Eu realmente queria muito ajudar, sou apaixonada por saúde pública e gostaria muito de ter feito algo que pudesse favorecer a população do nosso município que já é tão carente nessa área e precisava tanto de suporte e amparo nessa área.

Mas infelizmente, não foi como eu imaginava, como eu almejava, muitos entraves me impediram de seguir em frente, a autonomia na área de saúde é fundamental, pois é um setor imediatista, onde não se pode esperar para que decisões sejam tomadas, quem nos procura, é porque realmente precisa, é porque não tem muito tempo para esperar, e isso estava me angustiando muito…

Enfim, independente de qualquer coisa, eu não teria como encerrar este pequeno ciclo sem ser desta forma; de cabeça erguida e com k coração ainda cheio de esperança de que ainda veremos a diferença na saúde pública do nosso município, hoje a palavra que impera em meu coração é GRATIDÃO!

Ser Grato a Deus pelas missões impostas, pois a gratidão é um dos sentimentos mais poderosos que habita um coração e tem o grande poder de transformação na vida das pessoas, nos ensina a enxergar nossos valores e nossas deficiências. Quando aprendemos a ser gratos a tudo, entendemos o verdadeiro amor de Deus em nossas vidas e suportamos em silêncio dores, aflições, alegria, a espera de novos ciclos.

Quero tbm agradecer aos guerreiros da saúde de Teofilândia, onde me incluo, pois continuo fazendo parte do quadro da secretaria como enfermeira efetiva do município, tenho plena certeza que somos muitos e de grande complexidade no nosso cuidar.

Foram poucos dias (apenas 2 meses) mas sou sincera em dizer que muitas vezes tive vontade de desistir, pois vivenciei algumas ofensas, críticas, cobranças…. mas também recebi muito apoio, carinho, incentivo… um mix de sentimentos que nos faz crescer a cada dia.

Que bom que todos nós vivemos ciclos, e não é fim; apenas recomeço de outros.

Agradeço a Deus por cada segundo vivido nesta missão, foram muitas lágrimas, mas o que mais importa é respirar fundo e dizer: ” eu até aqui conseguir suportar e fazer o que pude e estava ao meu alcance, estou em paz…”

Desejo sucesso e resiliência a ou ao novo gestor da Saúde e agradeço, de coração ao Prefeito Higo pelo convite a mim feito, por termos caminhado até aqui de forma respeitosa na busca do melhor caminho para todos.

Encerro minha rápida passagem a frente da secretaria com a certeza de que “o paciente não é só um paciente, é sempre o amor de alguém e merece toda nossa dedicação, nosso carinho e o nosso respeito.

Estarei a disposição sempre e continuarei fazendo parte da equipe de Saúde do nosso município, sempre disposta a fazer o que for de melhor pelo nosso povo!.

Um grande beijo e fiquem com Deus”