A prefeitura de Conceição do Coité, na região do Sisal da Bahia, informou neste sábado (16/1), que está elaborando um plano para vacinar a população contra a Covid-19. A informação foi dada por meio das redes sociais.
Ainda segundo a publicação, o plano será baseado no do Ministério da Saúde respeitando os grupos prioritários. No plano, a prefeitura colocará como principal as ações com logística operacional e definição de estratégias para atender toda Conceição do Coité.
Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o plano terá quatro fases planejamento: logística ao lado do Ministério da Defesa, execução da vacina no nível municipal e, por último, monitoramento de todo o pessoal vacinado.
“Destacamos que traremos todas as informações necessárias de todo o processo de imunização, que deverá acontecer de acordo com a liberação e programação do governo do Estado”, escreveu o órgão. É o primeiro município da Região do Sisal a pensar em um plano para a vacinação contra a doença respiratória.
O Brasil não tem uma vacina aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), até o momento, e o início da vacinação, segundo informou Pazuello, é quando o órgão aprovar o primeiro imunizante.
Até o momento, Anvisa analisa dois pedidos de uso no país com eficácia comprovada. A Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, que apresentou uma eficácia de 78% nos brasileiros, e a produzida pelo Universidade de Oxford junto com a AstraZeneca com eficácia de 70% já na primeiro dose.
Pensando em altos números de casos registrados diariamente, é de se esperar que Coité já pensasse em um plano de imunização em massa. Desde o início da pandemia, a cidade sisaleira registra mais de 5,8 mil casos, considerado o epicentro regional da Covid-19.
Seguidores do Jornal do Sisal no Instagram foram os primeiro a saber sobre esse assunto - Seguir