Região do Sisal

Território do Sisal ultrapassa 120 mil vacinados contra a Covid-19

As cidades de Serrinha, Tucano e Conceição do Coité são consideradas as que mais administraram vacinas até o momento.

camera_alt ASCOM/Prefeitura de C. do Coité

Com dados atualizados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os 20 municípios que formam a região sisaleira do estado avança na vacinação contra a covid-19 mesmo com o ritmo geral ser considerado lento. Os números reunidos na noite desta quarta-feira (19/5), pelo Jornal do Sisal mostra que o território ultrapassou a marca de 120 mil vacinados contra a doença.

A imunização em massa ganhou força nos últimos dias fazendo a quantidade ao total chegar a 120.601 imunizados. As cidades de Serrinha, Tucano e Conceição do Coité são consideradas as que mais administraram vacinas até o momento. Os dados são atualizados a cada instante na plataforma da secretaria.

No último sábado, a Sesab enviou novos lotes aos municípios sisaleiros. A pasta estadual recebeu nesta terça-feira (18/5) 39.780 novas doses da vacina fabricada pela farmacêutica norte-americana Pfizer.

Assim como o número de vacinados aumenta, mesmo vagaroso, eleva-se também a quantidade de casos confirmados desde o início da pandemia, que, segundo observação do JS, contabiliza 34.743. Destes, 33.439 são considerados recuperados e 815 pessoas encontram-se ativos. Até o momento há 491 falecimentos em decorrência da covid-19.

O aumento de casos ativos em Monte Santo fez com que a prefeitura voltasse a decretar um lockdown — confinamento total — até a próxima segunda (24/5). A medida é uma tentativa de frear o alastramento da doença respiratória.

“Acendeu o sinal vermelho. Eu, então, convidei os vereadores e representantes civis da cidade de Monte Santo e ficou decidido pela maioria de fazermos um lockdown. A partir de terça-feira vai ser iniciado o lockdown em todo o município”, explicou a prefeita da cidade Silvania Matos (PSB).

Devido ao anúncio do confinamento, comerciantes de Monte Santo foram as ruas protestar contra a medida da prefeita. De forma pacífica e sendo monitorado pela Polícia Militar (PM), o grupo se concentrou em frente à prefeitura da cidade.

Conforme revelou a Secretaria de Saúde em boletim, o município sisaleiro tem até o momento 173 ativos. Ou seja, pessoas com o vírus circulando pelo corpo podendo infectar outras pessoas. Foram 1.195 diagnósticos positivados desde o início do surto em Monte Santo.