Um estudo realizado pela revista científica Nature Communications, informa sobre danos no DNA das células humanas, causados pela utilização da luz de LED para secagem do esmalte em unhas, procedimento muito conhecido pelos salões e designers de unhas.
Segundo o estudo, essas máquinas se popularizaram nos salões de beleza por guarani unhas secas, sem risco de borrão, em apenas dez minutos, pois as mesmas se utilizam de uma lâmpada de luz ultravioleta (UV) com intensidade muito mais baixa e espectro UV diferente do que as usadas em câmeras de bronzeamento artificial conhecidas no mundo.
Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, afirmam que os raios emitidos pelo equipamento penetram facilmente na pele e podem causar danos à saúde, podendo gerar facilmente um câncer. O fato foi comprovado em teste em laboratório, após testar os efeitos da luz, os pesquisadores colocaram células humanas e de camundongos em placas de vidro dentro de uma máquina secadora de esmalte por duas sessões de 20 minutos, separadas por uma hora de intervalo. O resultado que foi obtido com esse experimento é assustador, cerca de 20% a 30% das células morrem ao final do tempo, e as células que restam, se dividem incontroladamente causando o princípio de câncer.
A pesquisadora responsável pela pesquisa, afirma: “ Quando vi o efeito da radiação emitida pelo dispositivo de secagem de esmalte em gel na morte celular e que ele realmente transforma as células mesmo após apenas uma sessão de 20 minutos, fiquei estarrecida e muito surpresa”, disse a principal autora do estudo, Maria Zhivagui, em um comunicado.
Os pesquisadores querem fazer novos estudos, de longo prazo, para entender se a frequência com que as pessoas vão ao salão de beleza pode aumentar este risco. Como um sinal de alerta, médicos ligados às Nações Unidas reafirmam a preocupação com o uso deste equipamento, sugerindo até que as pessoas utilizem protetor solar nas mãos antes de ir realizar os procedimentos estéticos, sendo necessário o efetivo cuidado.
Comentários