PUBLICIDADE
Saúde

Conass pede ‘lockdown’ em estados com 85% de ocupação dos leitos

O conselho publicou uma carta onde criticam a falta “de uma condução nacional unificada e coerente” no país para a crise.

Micael Levi
camera_alt Tatiana Fortes/Governo do Ceará

O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde do Brasil) quer a adoção de confinamento total nos estados que chegaram a 85% de ocupação dos leitos dedicados tratamento da Covid-19. Um levantamento feito pelo Observatório Fiocruz Covid-19 mostro que pelo menos 18 estados estão com 80% dos leitos ocupados.

De acordo com a pesquisadora Margareth Portela, o aumento em uma semana foi de seis estados para nível de alerta. O Conass pede que a medida seja implantada no período de 20h às 6h.

Um levantamento feito pela CNN Brasil mostrou que 16 estados e Distrito Federal já ultrapassaram a taxa de 80%. Além da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Tocantins, Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás estão em situação crítica.

PUBLICIDADE

O conselho publicou uma carta onde criticam a falta “de uma condução nacional unificada e coerente” no país para a crise. Foi citada a falta de vacinas como o problema.

“Infelizmente, a baixa cobertura vacinal e a lentidão na oferta de vacinas ainda não permitem que esse quadro possa ser revertido a curto prazo. O atual cenário de crise sanitária vivida pelo País agrava o estado de emergência nacional e exige medidas adequadas para a superação”, escreveram.