Saúde

Estudo sugere que usar óculos ajuda a prevenir a infecção do novo coronavírus

A Universidade Johns Hopkins descobriu em março que as pessoas poderiam contrair a covid-19 através dos olhos

Jornal do Sisal
Divulgação

Um estudo sugere que as pessoas que usam óculos diariamente, por um longo período de tempo, junto com a máscara, correm menos risco de ser infectado pelo novo coronavírus. A pesquisa foi realizada na China e foi publicada na revista cientifica Jama Ophthalmology.

De acordo com o estudo, o equipamento ajuda as pessoas a não tocarem nos olhos com muita frequência. Porém um estudo aponta que tocamos a região dos olhos 10 vezes por hora.

Foram analisados 276 pacientes internados com Covid-19, em em Suizhou, cidade perto de Wuhan, entre janeiro e março. Apenas 16 deles usavam óculos, o equivalente a 5,8% dos doentes, todos míopes. Foram definidos como usuários de longo prazo as pessoas que usavam o acessório por mais de oito horas por dia.

Foram coletados o nível de exposição, sintomas, doenças subjacentes, duração do uso do óculos, status e proporção de miopia de pessoas que usavam óculos em Hubei.

“Nosso principal achado foi que pacientes com Covid-19 que usam óculos por um período prolongado todos os dias eram relativamente incomuns, o que poderia ser uma evidência preliminar de que usuários diários de óculos são menos suscetíveis à Covid-19”, anotaram os cientistas no estudo.

A Universidade Johns Hopkins descobriu em março que as pessoas poderiam contrair a covid-19 através dos olhos em caso de contato com gotículas contaminadas, por causa das evidências encontras em alguns pacientes que apresentaram conjuntivite.

  • Notícias sobre