PUBLICIDADE
Saúde

Governo espera receber 19,5 milhões de doses de vacina contra Covid-19

Por meio do PNI, o governo recebeu do instituto 2,5 milhões de doses, das 2,7 milhões esperadas.

Micael Levi
camera_alt Sérgio Lima/Poder360 19.01.2021

O Ministério da Saúde espera receber 19,5 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19. As novas doses serão recebidas ainda no mês de março.

De acordo com a pasta, a maior parte das doses serão produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mas também haverá importação da Índia. Também espera receber as doses do consórcio Covax Facility — para acesso global de imunizantes contra a Covid-19.

O ministério está elaborando um cronograma de distribuição da nova remessa de vacinas do Instituto Butantan, órgão ligado ao governo de São Paulo. Por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o governo recebeu do instituto 2,5 milhões de doses, das 2,7 milhões esperadas.

PUBLICIDADE

Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em um balanço feito nesta segunda-feira (1/3), o Butantan já enviou, para a pasta da Saúde, 13,7 milhões de doses da vacina contra o coronavírus.

Em uma nota enviado ao portal Metrópoles, a Saúde informou que o envio aos estados possam ser “proporcional e igualitária a todos os estados”.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, já foram aplicadas 6,9 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Desse total, 5,5 milhões são referentes à primeira imunização. Outras 1,4 milhão de aplicações foram o reforço.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda no Palácio da Alvorada vai ter, no mínimo, 22 milhões de doses de imunizantes contra o coronavírus disponíveis no mês de março.

“Este mês nós devemos ter, no mínimo, 22 milhões de vacinas”, afirmou o chefe do Executivo a apoiadores. Ele não especificou qual era o imunizante.