Saúde

Idosa de 90 anos é a primeira a receber a vacina contra a Covid-19 no Reino Unido

O país europeu iniciou nesta terça a vacinação contra a doença com o imunizante da Pfizer/BioNTech.

Jornal do Sisal
camera_alt Jacob King/AFP

O dia 8 de dezembro vai ficar marcado na história de Margaret Keenan uma idosa de 90 anos que se tornou a primeira do Reino Unido a receber a vacina contra a doença respiratória Covid-19, provocada por um coronavírus.

O país europeu iniciou nesta terça a vacinação contra a doença com o imunizante feito pela farmacêutica norte-americana Pfizer junto com a empresa alemã de biotecnologia BioNTech.

“Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19”, disse Keenan. “É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de estar sozinha na maior parte do ano”, completou a senhora. Ela completa 91 anos na próxima semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela foi vacinada em Coventry, na região da Inglaterra. A segunda dose será aplicada em 21 dias. De acordo com a rede britânica BBC, a segunda pessoa a ser vacinada no hospital onde Margaret recebeu a dose foi um senhor de 81 anos chamado William Shakespeare. Ele disse estar “satisfeito” por receber a injeção e declarou que a equipe do hospital foi “maravilhosa”.

A vacina produzida pela Pfizer/BioNTech mostrou 95% de eficácia na prevenção a doença respiratória, segundo os testes 3 do imunizante. No Brasil a vacina ainda está sendo testada, assim com outras quatro.