Saúde

Ministério da Saúde prevê início da vacinação contra a Covid-19 em 20 de janeiro

De acordo com o secretário-executivo, o cronograma depende de uma série de fatores

Micael Levi
camera_alt Reprodução

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (29/12), que dará início ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) contra a Covid-19 no dia 20 de janeiro. A pasta considera o melhor cenário.

A informação foi dada pelo secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, que informou ainda que a data pode variar entre o fim de janeiro e o início de fevereiro de 2021 por causa que as agências precisam de um registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

De acordo com o secretário-executivo, o cronograma depende de uma série de fatores como a capacidade de oferta de doses por parte do fabricantes, assim como viabilidade logística e autorização do órgão federal de regulamentação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nós precisamos que os fabricantes obtenham o registro junto à Anvisa, e que eles entreguem doses suficientes para que sejam distribuídas. Se o distribuidor obter o registro e eventualmente não tiver dose para distribuir… Entenda: o Ministério da Saúde tem feito a sua parte, fizemos o plano, estamos com a operacionalização pronta, nos preparando para esse grande dia, mas precisamos que os laboratórios solicitem o registro”, disse.