Saúde

Números de casos suspeitos de coronavírus no Brasil aumenta

Segundo informou a pasta, os pacientes suspeitos estão nos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Jornal do Sisal
André Borges/Metrópoles

Por Micael Levi

O Ministério da Saúde atualizou o número de pacientes com suspeita de coronavírus para 12. A atualização foi feita durante um coletiva realizada pela pasta na tarde desta sexta-feira (31/01).

Os casos informados pela pasta são: Ceará (1), Paraná (1), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (1), São Paulo (7). Foram descartados dois casos em São Paulo e um no Rio e entraram seis novos casos: cinco em SP e um em Santa Catarina. Desde o início do monitoramento integrado feito pela pasta, nove suspeitas já foram descartadas por exames laboratoriais: três dos pacientes tinham o vírus influenza A e seis, o influenza B.

Segundo informou a pasta, os pacientes suspeitos estão nos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Há mais de 9.800 casos confirmados no mundo, com 213 mortes. Nenhuma morte foi confirmada fora da China. Wuhan província chinesa, é onde começou o surto.

Entre os 12 casos que estão em investigação, quatro pacientes não tiveram a origem da doença identificada no painel viral e, por isso, estão sendo feitos exames mais detalhados.

Ainda não se sabe qual vírus infectou a estudante de Minas Gerais, mas, depois do exame de detalhamento genômico – técnica mais completa disponível baseada na análise de DNA –, foi possível afastar a hipótese de contaminação pelo novo coronavírus.