Saúde

Sobe para 16 o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Ontem (31/01) o Ministério informou doze casos são investigados em todo o país.

Jornal do Sisal
NIAID/RML

Por Micael Levi

O Ministério da Saúde atualizou o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil neste sábado (01/02). Segundo a pasta, o número subiu para 16 casos.

São investigados pacientes de cinco estados: Ceará, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ontem (31/01) o Ministério informou doze casos são investigados em todo o país. O estado que apresenta o número de caso é São Paulo com 8 casos suspeitos, de acorco com a pasta, duas suspeitas foram descartadas no estado. O Rio Grande do Sul registra, neste momento, 4 casos suspeitos; outros três já foram descartados.

Em Santa Catarina, até o momento, já foram levantadas duas suspeitas; dois outros casos foram descartados. Há, ainda, um caso suspeito no Paraná e outro no Ceará.

Todos os casos se encaixam nos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a organização, além dos suspeitos apresentaram os sintomas – febre e problemas respiratórios -, o paciente tenha estado na China nos  14 dias antes do surto, ter tido contato com uma pessoa infectada ou com amostras laboratoriais confirmadas. No Brasil, dez pacientes foram descartados após exames metagenômicos específicos para descartar ou confirmar a infecção pelo coronavírus. Os outros aguardam o resultado do mesmo.

  • Notícias sobre